AND

A AND - Associação Nacional de Designers é uma associação profissional sem fins lucrativos que foi fundada em 2003 com a missão de defender e de promover a cultura do design em Portugal e no estrangeiro, apoiando todos os seus profissionais qualificados, detentores de comprovada habilitação



AND tem atualmente a sua sede em Faro e mais duas delegações, uma na região do Porto e outra na região de Lisboa. Conta com perto de três centenas de associados efetivos e no capítulo da comunicação presta serviços informativos diários através do seu site e redes sociais, meios através dos quais chega a mais de 25 mil pessoas.

A associação tem vindo a desenvolver um papel importante na promoção e defesa do design e dos designers a nível nacional e internacional. Um dos pontos fundamentais na agenda da associação é o da regulamentação da profissão e o facto de em 2007 os designers nacionais terem obtido o direito a um código de atividade profissional é um dos muitos objectivos que foram alcançados neste seu percurso.

Outras ações de carácter pedagógico e cultural tem sido tomadas em consideração pela associação e isso fica patente nas variadas participações em eventos promovidos por qualificadas instituições de ensino superior ou em ações programadas por empresas e indústrias nacionais. Salienta-se o papel fundamental que a associação tem desenvolvido na regulamentação e certificação de concursos nacionais de design promovidos por empresas públicas e privadas.

O projeto
A partir da análise das características e necessidades de comunicação da associação, foi implementada a proposta de uma nova marca, tipografia e cor corporativa, de modo a comunicar um novo posicionamento da AND. A marca da AND reforça a missão da associação e assume uma identidade única, através da evidência da letra "D" de Design ou Designers na sigla, reforçando a importância da área para o desenvolvimento social, económico e cultural de Portugal.

A nova identidade reforça a credibilidade de uma associação consolidada no cenário nacional. Ela passa a representar institucionalmente toda a associação e foi aplicada em vários produtos de comunicação (economato, material de expediente e de comunicação com os associados, peças gráficas e publicitárias, website e redes sociais).